MYRTACEAE

Campomanesia xanthocarpa (Mart.) O.Berg

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Campomanesia xanthocarpa (MYRTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

1.638.417,675 Km2

AOO:

1.132,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Segundo a Flora do Brasil (Sobral et al. 2012), Campomanesia xanthocarpa ocorre em todos os Estados da região Sul, em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?A guavirova é uma espécie amplamente distribuída na Mata Atlântica e Cerrado, sendo encontrada em diferentes fitofisionomias. Possui diversas coletas, várias em unidades de conservação (SNUC) e é considerada uma espécie comum na Mata Atlântica. Dessa maneira, a espécie é considerada como pouco preocupante (LC) quanto ao risco de extinção.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes:

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Estacional Decidual (Sobral et al., 2009), Floresta Ombrófila Mista (Setubal et al., 2011).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre em algumas unidades de conservação (SNUC), como a Floresta Nacional de São Francisco de Paula (RS; Setubal et al., 2011) e o Parque Estadual da Cantareira (SP; Leonel, 2009).
Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
A espécie é considerada Em Perigo (EN), segundo a lista das espécies raras ou ameaçadas deextinção de Santa Catarina (Klein, 1990).